• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

BIO

A Por um Fio sou eu, Carolina Medeiros. Do Rio de Janeiro, artista, bordadeira e figurinista. Me formei em Cinema e venho trabalhando desde 2005 com figurino em longas e curtas metragens.  Vivendo entre tecidos e roupas, comecei a me interessar pelo bordado na moda e nas artes visuais. Encontrei no bordado livre uma forma de expressão.

No início de 2016, a Por Um Fio surgiu com a ação de bordar palavras e pequenos desenhos em camisas de amigos. Comecei a bordar em camisas vintage garimpadas em bazares, feiras e brechós. Era um desejo de dar vida nova à peças esquecidas pelos armários da vida e imprimir nas roupas a personalidade do dono e minhas próprias questões.  Depois veio a criação e produção da mini-coleção de camisas "É sonho", que explora temas como sonhos e devaneios, amor e formas de amar, relações com o outro e consigo mesmo.

Meu desejo com a criação da marca foi de fazer camisas atemporais com muita delicadeza e um toque de poesia e bom-humor. As camisas são peças únicas, todas bordadas à mão por mim, com pequenos poemas que escrevo ou desenhos simples. 

A ideia era ir na contra-mão do fast fashion, com peças que tivessem alta durabilidade, que não seguissem tendências e que criassem vínculo afetivo com quem as vestisse. Vestir com amor e mostrar um pouco de si mesmo ao vestir. Sempre surgem novas ideias para camisas, fora do esquema de coleções e calendários de estações. Espero, com tudo isso, poder estreitar os laços entre quem produz, quem vende e quem compra, dando outro sentido às relações de consumo.

Além das camisas da Por Um Fio, desenvolvo trabalhos de arte em diversos suportes têxteis. 

Pesquiso sobre o fio como matéria de conexão e o papel do bordado na construção de identidades de gênero.

Amo sons: criei e toquei música nos projetos Palato, Elemento Estanho e 100tauro 100tado e produzi a noite de improviso musical Ruído.