BIO

Olá! Eu sou a Carolina Medeiros. Nasci em Niterói, RJ e atualmente vivo no Rio de Janeiro.

Trabalho com o fio, a linha, o têxtil, o texto e o som. O bordado, a palavra e a voz são meus instrumentos poéticos, meus meios de criação, materializados em diferentes suportes nas artes visuais e sonoras.

Me formei em Cinema na UFF e venho trabalhando desde 2005 com figurino em longas e curtas metragens.  Vivendo entre tecidos e roupas, comecei a me interessar pelo bordado na moda e nas artes visuais. Encontrei no bordado livre uma forma de expressão.

Em 2016, a Por Um Fio surgiu com a ação de bordar palavras e pequenos desenhos em camisas de amigos. Comecei a bordar em camisas vintage garimpadas em bazares, feiras e brechós. Era um desejo de dar vida nova à peças esquecidas pelos armários da vida e imprimir nas roupas a personalidade do dono e a minha também.  Depois veio a criação e produção da coleção de camisas "É sonho" (2017), que explora temas como sonhos e devaneios, amor e formas de amar, relações com o outro e consigo mesmo. Depois foi uma coleção atrás da outra: Transmutação, Nadaísmo e Teia.

Meu desejo com a criação da marca foi de fazer camisas atemporais com muita delicadeza e um toque de poesia e bom-humor. As camisas são peças únicas, todas bordadas à mão por mim, com pequenos poemas que escrevo ou desenhos simples.

Além das camisas da Por Um Fio e dos bordados, desenvolvo meu trabalho em diversas mídias, como a escrita e a música. Mas o fio sempre está presente de alguma forma. Fio pode ser muita coisa.

Também amo sons: criei, cantei e toquei música nos projetos Palato, Elemento Estanho e 100tauro 100tado e produzi a noite de improviso musical coletivo Ruído no Rio de Janeiro.