BIO
Carolina Medeiros (Niterói, RJ, 1977) vive no Rio de Janeiro, Brasil. Trabalha com o fio, a linha, o têxtil, o texto e o som.
O bordado e a palavra são seus instrumentos poéticos, unidos e materializados em diferentes suportes nas artes visuais e sonoras.
Com formação em Cinema na UFF, vem trabalhando desde 2005 com figurino em longas e curtas metragens no mercado de cinema brasileiro. Vivendo entre tecidos e roupas, começou a se interessar pelo bordado na moda e nas artes e encontrou no bordado livre uma forma de expressão.
Em 2016, a Por Um Fio surgiu com a ação de bordar palavras e pequenos desenhos em camisas de amigos. Bordar em camisas vintage garimpadas em bazares, feiras e brechós era um desejo de dar vida nova e personalidade à peças esquecidas e descartadas.
Em 2017, veio a criação e produção da primeira coleção de camisas "É sonho" , que explora temas como sonhos e devaneios, o amor e formas de amar, relações com o outro e consigo mesmo. Depois foi uma coleção atrás da outra: Transmutação, Caminhos possíveis, Nadaísmo e Teia, sempre de forma livre e lenta, fora de calendários ou estações e sem seguir tendências de moda.
Em 2021, começa a produção das calcinhas sex positive, com mensagens feministas de afirmação e liberdade, inspiradas pelo pensamento do psicanalista Roberto Freire. Feitas de algodão e com modelagem anos 1970, prezam o conforto e a safadeza.
O desejo com a criação da Por Um Fio foi de fazer peças atemporais, usando tecidos de qualidade, com delicadeza, poesia, ousadia e bom-humor, fazendo dialogar a arte, a moda e a poesia. Todas as peças são únicas, todas bordadas à mão por Carolina.
Além do bordado, da tecelagem e dos têxteis, Carolina desenvolve seu trabalho artístico em outras mídias como a poesia e a música, circulando entre palavras e sons. Mas o fio sempre está presente de alguma forma. Fio pode ser muita coisa.